A minha viagem vegan em Portugal

Depois de regressar, a minha professora de português ajudou-me a dizer à cozinheira na cantina da minha escola que estou de volta e que lá voltarei a comer. A cozinheira ficou muito contente por me ver e perguntou se estava tudo bem. Depois, elas começaram a falar (apesar de não compreender muito, mas ficava feliz quando compreendia algumas palavras) sobre a preparação de refeições veganas para mim. A cozinheira disse que seria muito difícil para ela porque cozinha assim apenas para duas pessoas e a escola não lhe dá muitos ingredientes para nós, veganos. Eles estão conscientes de que é mais caro e que têm recursos limitados. Por vezes, ela tem alguns problemas em inventar novas receitas porque não há ingredientes para refeições diversificadas.

Na minha opinião, as refeições veganas que recebo são bastante saborosas e eu não gostaria de comer como os outros estudantes. Com certeza que os meus almoços são melhores, tenho muitos mais vegetais e menos ingredientes não saudáveis. Houve algumas vezes em os outros voluntários brincavam que tornar-se-iam vegetarianos porque as minhas refeições sabiam melhor e algumas vezes até lhes dei a provar.

Esta semana também fomos comer pizza. Não fiquei muito surpreendida por não encontrar nenhuma opção vegana no menu nos poucos restaurantes mais próximos, por isso só optei de acordo com o que o resto das pessoas escolheu. Procurei se possivelmente haveria uma opção vegetariana, mas não havia, nada, nada, nada. A única coisa que encontrei foi uma salada, mas tive de dizer à empregada que a queria sem frango. Tivemos de esperar um pouco porque ela estava muito ocupada e quando a salada chegou estava bastante entusiasmada porque tinha uma aparência bastante boa, mas, ao experimentar, fiquei um pouco dececionada. Não era mau, mas podia ser muito melhor. Havia algumas pessoas a comer as suas deliciosas pizzas. Isso entristeceu-me quando estava a comer a minha salada medíocre :(. Sinto que da próxima vez que comermos fora, deveríamos experimentar um restaurante vegan 😉 pois outros voluntários também ficariam entusiasmados por experimentar comida mais vegan.

Uma das minhas lutas diárias é comprar comida nos supermercados. Claro que agora há muito mais opções do que há alguns anos atrás e estou muito feliz por causa disso, mas tudo depende de onde se vive. Aqui, em Lisboa, é muito mais fácil encontrar opções veganas numa loja ou restaurantes, mas comparando com uma pequena aldeia, como aquela em que vivi durante quase 20 anos, não vi nenhuma opção vegana, exceto vegetais. Tive de ir à cidade mais próxima e lá consegui encontrar algumas opções, mas ainda não é comparável a cidades maiores. Além disso, depende da cidade onde se vive, porque há muito mais opções em Londres do que em Varsóvia ou em Lisboa. A minha irmã pode ir a uma loja em Londres e comprar um queijo vegan saudável feito de nozes, enquanto aqui só posso comprar uma opção pouco saudável.

Outra razão é que comer vegetariano é saudável. Apesar de cada pessoa ter a sua própria definição de comer saudável, existem algumas regras básicas, como comer vegetais. Algumas pessoas dizem que há muitas opções para os veganos, mas se pensarmos no que é uma opção saudável, então não nos restam muitas coisas. Na maioria, se eu quiser comer saudável e vegan, tenho de cozinhar ou fazer por conta própria, o que leva tempo e esforço. Penso que essa é uma das razões pelas quais as pessoas comem de forma tão pouco saudável e é muito mais fácil comprar batatas fritas mais frango grelhado ou pizza já feita, do que cozinhar uma refeição saudável o que é triste. As opções saudáveis são muito mais caras, por isso algumas pessoas não têm dinheiro para isso, o que não é culpa delas escolherem opções pouco saudáveis.

Eu sou uma das pessoas que por vezes experimentam coisas novas e não vegetarianas porque não quero deixar de experimentar e não tenho problemas com isso porque continuo a manter os meus objetivos. Estou a tentar comer o que quero, mas se posso, escolho uma opção mais saudável. Uma das primeiras coisas que ouvi em Portugal é que escolhi o país errado para comer saudável, mas para mim é ainda mais fácil do que na minha aldeia, porque aqui, tenho mais opções. Infelizmente, não tenho a minha horta e ervas aromáticas como no meu quintal na Polónia, mas estou a trabalhar nisso.