Antes de chegar a Portugal, eu tinha estudado no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos, na Universidade de Varsóvia. Supondo-se que alguém queira terminar este curso da licenciatura, tem que saber quem foi Fernando Pessoa. Além de ser um dos maiores escritores portugueses e, de fato, também o marco da cultura portuguesa, é conhecido no mundo pela criação literária – os heterônimos. Na literatura polonesa é quase impossível encontrar exemplos de heterônimos.
Na verdade, a literatura portuguesa e da língua portuguesa não é muito popular na Polônia. Por isso a tarefa, ou mesmo missão!, que os estudantes e graduados têm que fazer é promover a língua e a cultura de Portugal no nosso país. Uma das iniciativas associadas a esta ideia é o projeto de impressão de camiseta feito pela minha amiga Monika (beijinhos!). [O meu trabalho foi a tradução de português para polonês de um conto das Novas Cartas Portuguesas intitulado “O pai” – muito importante, mas ainda não traduzido para outras línguas.]
Existem muitas pessoas que são conhecidas na cultura popular no todo mundo, tais como Elvis Presley, Bob Marley ou Bon Jovi. Eles são tão icônicos que podem ser reconhecidos mesmo sem rostos. Este projeto mostra que, conhecendo Fernando Pessoa, é preciso também conhecer seus heterônimos. Na minha opinião, isto capta a atenção e deveria incentivar a saber mais sobre literatura portuguesa.