Jah Moment começou!

 

 

Vamos falar um pouco sobre nossas últimas viagens! Por causa da Páscoa, tínhamos sexta-feira e sábado de folga. Uma tarde fui com a minha amiga Francesca para um passeio por Lisboa. Depois disso, encontrei-me com a Mimi e fomos ao nosso Miraduro favorito. Fomos lá descansar e comer pastel de nata. Enquanto esperávamos lá pelo André, conhecemos pessoas simpáticas do Canadá. Duas senhoras e dois homens. Um deles foi super engraçado, todos muito simpáticos para nós, tivemos uma boa conversa com eles. Depois, andamos um pouco com o André e acabámos na Casa Brasileira para uma sobremesa. Fomos para casa porque no próximo dia tivemos uma viagem para Setúbal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando chegámos a Setúbal fomos para um café. Uma pessoa simpática deu-nos muita informação sobre a cidade. Fizemos um passeio, quando visitamos o Forte de São Filipe, e depois fomos para a praia. Passámos lá tanto tempo, que estava vermelha e cansada por causa do sol. Setúbal é uma cidade incrível, cheia de graffiti e em todos os lugares podes encontrar sinais dos golfinhos. Os golfinhos são comuns no mar, e são temas de muitos monumentos, azuleizos e graffiti na cidade. Surpreendeu-me que choco frito não signifique nada feito de chocolate, mas é uma espécie de comida do mar. Que pena!

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois, fomos com André e Andrea para tortas de azeitão na aldeia Azeitão, para o lugar mais antigo da cidade que fazer tortas de azeitão.

É muito doce e tem gosto de ovo. Recomendo que tente!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos últimos dias preparei a minha apresentação sobre a Polónia para o Jah Moment. É um evento muito bom para jovens. A Rato convidou um grupo de adolescentes da escola onde temos aulas de português. Estavam à espera de algumas atividades hoje. Em primeiro lugar, podiam escolher entre o workshop com o Tiago sobre o Arduino ou jogo do Eurodesk feito por Justyna. Podia ver os dois. O jogo do Eurodesk era sobre países europeus. Nuno estava a ler perguntas e com as suas respostas atiraram dados e avançaram para a tabela de acordo com o número nos dados. As perguntas eram sobre todos os países europeus. O jogo era para promover um projeto como o Corpo Europeu de Solidariedade entre eles e inspirá-los.

 

 

 

Depois disso, houve uma pequena pausa para água e frutas e alunos podiam escolher entre o workshop de yoga ou a minha apresentação sobre a Polónia. Meia de jovens ficou para participar e assistir à apresentação. Em primeiro lugar, fiz o jogo kahoot, alunos divididos em grupos de duas pessoas e participar em competição de jogo. 10 perguntas fáceis ou surpreendentes sobre a Polónia. Um grupo do Carlos foi muito bom e ganhou toda a competição. Depois deste jogo, apresento a minha apresentação sobre a Polónia, mostrei-lhes cidades importantes, alguns factos que precisam de saber, algumas tradições que provavelmente não conheciam, e falámos também sobre animais e sobre cozinha polaca. Gostei muito desta interação. Pude ver que os alunos que falam inglês estão envolvidos mais do que aqueles que não falavam inglês. Levei mais de 3 dias de trabalho em escritório e mesmo depois do trabalho para preparar esta apresentação, então agora me sinto um pouco vazio, com perguntas, o que posso fazer agora? É a sensação de depois de ler um livro incrível rapidamente ou assistir a todos os episódios de anime favoritos ao mesmo tempo, e agora, como viver depois do seu fim?