Youthpass e mais

Formação na escola
Na quinta-feira passada, antes de ir para a Polónia, fui com o Nuno a uma escola, para um workshop de currículo com adolescentes. Workshop foi muito útil. Depois de organizarmos a aula, pus muitas cartas com fotografias no chão. Foi a primeira atividade dos jovens. A primeira tarefa foi escolher uma foto de carta que associam ao seu futuro. E depois tiveram de dizer porque escolheram este e falaram com o Nuno sobre isso.
Mais tarde, Nuno mostrou-lhes um curta-metragem, tratava-se de entrevista de emprego, o tipo entrevistou uma mulher experiente. Ela apresentou as suas habilidades, e ele ofereceu-lhe condições. Até ao final do filme, não sabíamos em que posição se candidatava. No final, este mistério foi resolvido e vimos que a posição que ela aplicou. Após breve discussão do filme, Nuno deu-lhes folhas de papel com perguntas como: o evento mais importante da sua vida, as pessoas mais importantes da sua vida. Tinham de pensar nisso e responder. Não a apresentaram, foi para eles, só para tirar tempo e tirar as próprias conclusões. Acho que é um ótimo exercício repensar também pelo que somos gratos, como os outros impactaram nossa vida e o quanto fizemos em nossa vida.

Também era suposto criarem linhas das suas vidas com momentos importantes para eles. As linhas de vida formaram-se no chão, feitas de lã. Então Nuno pediu-lhes para apresentá-lo na nossa frente. Todos se ressentiram de uma forma diferente, contando a sua própria história, que foi muito bom também porque eu podia compreendê-los.

 

 

Reunião com Laura sobre Youthpass

Na sexta-feira passada, antes de ir para a Polónia, tivemos a nossa sessão mensal com a Laura. Desta vez, conhecemo-nos a todos juntos. Porque falámos sobre um tema, o Youtpass. Ela explicou-nos o que é isto. Sensibiliza os participantes para a aprendizagem numa diversidade de contextos e ajuda-os a refletir sobre os seus desejos e necessidades de aprendizagem. Já tenho dois Youthpass porque fiz cursos de formação europeus curtos. Também falámos de competências-chave. Tivemos tempo para pensar sobre 8 coisas:
  1. Competência multilíngue
  2. Pessoal, social e aprendizagem para aprender competência.
  3. Competência de cidadania.
  4. Competência de empreendedorismo.
  5. Competência de sensibilização cultural e expressão.
  6. Competência digital.
  7. Competência matemática e competência em ciência, tecnologia e engenharia.
  8. Competência de alfabetização.
Gostei muito. Avaliámos o nosso progresso desde que viemos para Portugal. Mostrou onde fizemos progressos. Também mostrou no que podemos concentrar mais. E foi legal partilhar esta sessão com a Anna e a Mimi porque podíamos partilhar a nossa experiência e perspetivas um com o outro.

 

Viajar para a Polónia

Finalmente, no sábado à noite fui visitar a Polónia. Passei este tempo com o meu namorado, visitei a minha família e conheci os meus amigos. Fiquei muito feliz, porque por agora não podem ir a Portugal, na sua maioria podem visitar Portugal no verão, quando há tempo na Polónia para tirar uns dias de folga no trabalho. Estou feliz porque na Polônia é muito fácil ser vegano, e é tão fácil encontrar lugares veganos, opções veganas em todos os lugares.

Fiquei também muito curioso sobre a Polónia depois de a guerra ter começado. Varsóvia está cheia de ucranianos e as línguas dele está em todos os lugares, muitos anúncios e informações para o público estão em línguas deles. Até as pessoas na rua falam mais ucraniano ou russo do que polaco. Não é assim tão mau. A Polónia gere-o muito bem. O mais importante é que fundaram um lugar seguro para se viver.