Uma aventurinha em Braga

Olá gente!!! Já passou muito tempo desde que eu escrevi pela última vez aqui no blog, já sei, já sei como é possivel se já estás acá desde abril! Pois como acontece sempre, não me lembro de escrever. Mas começo a entender que é bom partilhar as minhas opiniões, os meus sentimentos sobre tudo o que está a acontecer-me em especial,  e sobre as minhas experiências já vividas e por viver aquí na Rato e em Portugal em geral, porque já passaram 6 meses e partlhei muito pouco.

Queria começar hoje por escrever algo sobre a nossa estagiaria Chiara que já voltou para o seu país e apenas tivemos tempo de dizer adeus. Só quería dizer que gostei muito de todos os lugares que visitámos, do tempo que passámos juntas, falando sobre muitas coisas e sobre as nossas experências na Rato.  E talvez começámos sem nos conhecermos muito, mas no final conseguimos ter uma certa cumplicidade. Boa viagem e fica bem amiga! Desejo-te todas as coisas bonitas da vida.

E agora gostaria de partilhar com vocês a fantástica semana que eu e Ivica tivemos em Braga.

E porque é que fomos lá se tinhamos que trabalhar? Porque como voluntários SVE durante uma semana podemos disfrutar de um encomtro com outros voluntários SVE que também estão a fazer os seus projectos em Portugal, este encontro chama-se Formação à chegada.

Formação à chegada?? Vocês?? Depois de 6 meses?? Com sorte nós não fomos as únicas pessoas que levaram tanto tempo aqui em Portugal e não tinham feita a formação… Sim…nós também não sabemos, questões para a Agência Nacional; obrigada… 😉

Após uma viagem de quatro horas chegámos à estação de autocarro de Braga sem saber onde ficava o hotel e também sem lembrarmo-nos do nome… solução fácil, só sabíamos que estava perto da estação de comboios ou mesmo lá, e começámos perguntar. As pessoas sabiam como chegar a pé mas estava a chover mesmo muito e finalmente encontrámos um autocarro que nos levou lá mas só parou por causa de nós.

Aquela mesma noite já começámos as actividades, jantámos com o resto dos voluntários (49 para ser mais exacta), falámos sobre nós e os diferentes lugares onde estamos a fazer o SVE, e já começámos a fazer amig@s. Na minha opinião, durante a semana foi muito fácil conectar com o resto de voluntários pois todos fomos com a mesma intenção, mente aberta e disposição para conhecer e disfrutar do tempo lá.

Nos diferentes días fizemos muitas actividades que ajudaram-nos a conhecer melhor o  Serviço Voluntário Europeu mas também a conhecer muitos aspectos de nós mesmos que talvez não conhecíamos ainda, o que não eramos capazes de ver até encontrarmo-nos imersos dentro dessas actividades; como liderança, capacidade de comunicação também em inglês, ou trabalho em equipa.

Gostei muito de todas as conversas que tive com os outros voluntários e voluntárias, algumas mais sérias, outras mais divertidas; e também de todas aquelas que tive em espanhol porque fazia mesmo muito tempo que não falava com alguém na minha língua nativa.

Gostei muito de Braga, da cidade, das pessoas tão simpáticas dali e da sua forma tão peculiar de falar:  o sotaque faz lembrar-me da maneira de falar das pessoas nas diferentes regiões do meu país.

Gostei dos formadores: eles fizeram um grande trabalho connosco, na preparação de todas as actividades e na sua capacidade de comunicação tão boa, de serem pessoas muito prestáveis e muito empáticas.

Gostei do meu grupo, das pessoas tão diferentes e de conhecer as diferentes maneiras de ser de cada um deles, da sua participação nas actividades (alguns mais que os outros…) das suas partilhas de pensamentos e sentimentos dentro do grupo, dos risos e sorrisos e das festas nocturnas que tivemos juntos. Espero voltar a vê-los a todos em algum momento ou noutro. Mas daquelas pessoas  com quem eu passei mais tempo e fiz mais amizade, prometo visitar durante o pouco tempo que tenho para disfrutar do meu projecto aqui em Portugal.

De qualquer maneira, vou aproveitar para voltar a ver a alguns deles na próxima formação também em Braga, (a formação Intermédia para os SVE) que será no próximo mês.  Espero que aconteçam muitas novas coisas para voltar a ecrever no blog quanto antes!!!

Braga IMG_0269

1.Eu e o meu grupo na actividade “Braga by day”   2.Eu com Betsabé, uma rapariga das ilhas Canarias e com Tereza “China” da Arménia

Saudações!  😛 😛