Olá pessoal, sempre tenho que pedir desculpas pelo atrasso em escrever. Já passou um bocado desde que eu voltei para a minha casa e o meu projeto SVE terminou. Ao principio foi um bocado difícil adaptar-me a minha cidade outra vez…para uma pessoa que está acostumada a ficar num lado ou noutro acho que sempre é dificil voltar; mas como um amigo já me diz uma vez; sempre é bom ter um lugar para onde voltar…
Os dias estão a correr muito depressa, ainda não notei que o tempo passou e ainda lembro-me de quando estava à espera de voltar en março para Portugal para participar num projeto e visitar os malukos da Rato. Foi muito fix encontrar-me com eles depois dum mes em Espaha. Tinha muita vontade de voltar e ver-lhes a tudos. Tivemos um encontro onde vieram tudos e falaram das mesmas coisas de sempre, “mesmas merdas” como eu sempre lhes disse. São tão divertidos! Fizerom-me rir muito e perciber quanto vou ter saudades deles. Também aproveitei para conhecer ao italianini novo que eles tiveram como SVE de corta duração e para encontrar-me com a minha querida polaca Joanna!! Estive tão feliz!! Depois à noite ela e o meu amigo Pedro sopreenderam-me com uma visita até Lisboa para só ficar mais um bocadinho comigo!!
A volta depois daquele Seminario não foi muto boa, na primera vez em espanha depois do terminar o SVE foi um bocado triste e dificil mas acho que esta segunda vez que eu voltei foi ainda pior porque este já era à final. Já não vou ver aquelos gajos todas as manhãs nem vou pedir a minha meia de leite no café em baixo da Rato e ninghem vai me batir as costas de repente e sem aviso prévio. Já não vou poder me perder nas ruas de Lisboa nem vou disfrutar do pôr do sol desde Praça do Comércio. Eeepah mas como a maluka da Michaela disse, “a vida tem de continuar”. Isto não quer dizer que vou esquecer deles tudos, isso nunca vai acontecer, mas também não quere dizer que vou deixar de ser um desastre de pessoa que esquece de escriver no blog 😛
E agora estou aqui frente ao computador a tentar escrever qualquer coisa que poda resumir estes 10 meses na Rato e em Portugal em geral, mas acho que ainda não vou ser capaz, a quantidade de sentimentos que estiveram a atravessar o meu corpo e o meu coração neste tempo lá são tantos que vou precisar de algum tempo afim de poder organizá-los todos na minha cabeça e num solo post.
Tantas coisas aprendidas, tantas pessoas conhecidas durante este tempo e tantas coisas vividas que é dificil de explicar…Porque o SVE é algo diferente, uma coisa que tens de viver e experimentar e algo que também tens que promover para que outros jovéns também podam aprender coisas que tú também vives-te e experimentas-te. E voltas distinta, diferente, aprendiste muitas coisas, mudas-te…E pensas se com certeza este é o final da viagem ou só o principio, talvez esta experiência vai me servir para saber qual é o meu caminho na vida…..
De qualquer maneira, toda viagem tem um principio e um final e para ter um principio tens de poupar dinheiro trabalhando, e isso é o que agora estou a fazer na minha cidade. Arranjei um emprego nel que sempre tens que falar com os clientes, é uma coisa na que eu sou boa…. (acho eu) talvez os meus colegas podem acreditar. E então isto pode ser a maneira de começar algum projeto novo que me leve até outro destino.
Quem sabe?
PD: Lembranças para todos os malukos da Rato, embora não acreditem, tenho muitas saudades vossas.