Na Jordânia…

Pessoal… sou eu outra vez.

Quero falar da minha última viagem – fui à Jordânia. Quando falo no destino das minhas viagens, as pessoas ficam maravilhadas… ou então assustadas. As notícias sobre o Médio Oriente nunca foram boas – mas as imagens intensas de barbárie e violência deixam aquela região do Mundo muito longe de nós. É uma periferia que queremos evitar… um bocado como a Margem Sul.

E da mesma forma que se fazem piadas sobre a Margem Sul, os meus colegas mais jovens também fazem piadas sobre o Médio Oriente – aqui na Rato – ADCC, é normal! Piadas sobre burkas e bombistas tornaram-se um hábito nos dias que antecederam a minha viagem. Mas a verdade é que a Jordânia pareceu-me um país seguro – vi mais armas na estação de comboio em Paris do que em Amã.

E as pessoas são também bastante amáveis – por vezes, interrogo-me como aparecem tantos problemas naquela parte do Mundo.  O Islão é uma religião de paz e com muita facilidade, interpretamos aquilo que queremos interpretar… em todos os lados. A maldade e a bondade humanas são patrimónios escondido que são partilhados por todos.

Foto do seminário NYSERelativamente ao trabalho, a Rato – ADCC convidou a Câmara Municipal do Seixal (representada pelo Departamento de Desenvolvimento Económico) e o Centro Social de Palmela para estar presente neste seminário sobre empreendedorismo social jovem que contaram com a participação de Portugal, Itália, Reino Unido, Marrocos, Egipto e Jordânia. Surgiu um conjunto de novas ideias e projectos que esperamos tenham um impacto em Portugal, mais especificamente no distrito de Setúbal. Se tiverem interesse, podem ver o vídeo sobre o projecto.

A Rato – ADCC vai comemorar o seu 15º aniversário, sempre com problemas financeiros mas sinto que o céu nunca esteve tão perto. Se calhar, vamos morrer na praia mas até lá… há ar nos pulmões.