Formações numa escola

Desde a semana passada, quase tudo em Portugal está aberto, por isso começámos a ir às escolas e a ter formação com os estudantes. Cada formação tem tópicos diferentes até agora, mas na minha opinião cada um deles é importante. Infelizmente, nunca tive oportunidade de participar neste tipo de lições na escola e, tanto quanto sei, nenhum dos meus amigos da Polónia as teve.
 
O meu primeiro treino teve lugar na segunda-feira da semana anterior. Era sobre racismo e julgar as pessoas apenas pela sua aparência. Demos-lhes cartões verdes e vermelhos e depois tiveram de responder à pergunta de Nuno mostrando um dos cartões que receberam. O verde indica bom e o vermelho significa mau. Primeiro, viram uma fotografia de alguém e depois tiveram de responder se este homem/mulher parece ser uma boa ou má pessoa. Depois, viram um vídeo da pessoa e depois votaram novamente. Não surpreendentemente, muitos deles mudaram de ideias depois de verem o vídeo.
 
A segunda formação foi sobre a desigualdade de género. Perguntou-se aos estudantes qual era a diferença entre a mulher e o homem. Alguns deles responderam que não há diferença, mas alguns deles já notaram algumas questões na nossa sociedade, apesar de serem jovens. Depois assistiram a um vídeo que lhes deu mais ideias para responder à pergunta anterior.
 
Como mencionei anteriormente, nunca participei neste tipo de actividades, embora pense que todas as escolas deveriam ter este tipo de formação com estudantes. Ainda bem que começámos a fazer este tipo de tarefas com um projecto que luta contra problemas como estes na nossa sociedade. Era exactamente isso que eu procurava quando procurava um projecto ESC. É uma das razões mais importantes pelas quais decidi participar neste projecto e achei a experiência muito gratificante.