Não vou dizer uma e outra vez que o futebol em Portugal é uma segunda (ou talvez primeira?) religião. Todos já o sabem muito bem. Mas, não podia imaginar que o abismo é tão grande. Por exemplo, em Eslovénia existe o futebol, o basquetebol que são os desportos mais populares, mas, para além destes, pratica-se andebol, voleibol, hóquei, esqui, etc. E todos esses desportos são bem desenvolvidos e Eslovénia tem representantes mais ou menos bons de cada uma dessas variedades. Mas em Portugal as coisas não são assim. Existe o futebol. E nada mais.
Faz uma semana eu decidi ver um jogo do campeonato Português de basquete. Porque, pelo menos, eu conheço algumas pessoas que o praticam. Então, pensei que o basquete provoca um certo interesse da gente portuguesa. Foi um partido entre Benfica e Iliabum. O preço de um bilhete para o basquete em relação ao preço do futebol era quase grátis, mas o palácio estava completamente vazio. Sim, era o último jogo do campeonato regular (eu acho que em Portugal vão jogar o paly-off também), sim, naquele dia, o equipo de futebol jogava em Figueira da Foz. Mas apenas cerca de 300 espectadores para o clube, que tem 10 milhões de membros!
O ambiente era terrível para mim. Parecia a uma tertúlia num jardim de infância. Pais e filhos, avôs e avós, e nenhuma emoção, nenhuma movimentação, nada. Benfica poderia ganhar, poderia perder, nenhuma reacção.
A Super League ucraniana também não é o melhor campeonato do mundo, mas nas cidades, onde há um equipo do basquete mais ou menos normal, o ambiente nos jogos é muito, muito melhor.
Então, para mim, a única conclusão que posso fazer: para os portugueses entre os desportos só existe o futebol:) Bem, talvez eu esteja errado e preciso ver outros partidos e outros desportos. E parabéns ao futebol português – 3 equipas nas meias-finais! Sim, é porque eu cheguei no próprio tempo aqui :)))